Uma receita muito antiga
Essa é uma receita que herdei da minha mãe, a dona Olga. Vivi a minha infância em uma época em que existiam muito poucos alimentos prontos, e os que se encontrava tinham um preço inacessível para o nosso padrão. Acostumei-me portanto a ver minha mãe na cozinha fazendo várias guloseimas como tortas, compotas, bolos, conservas, etc. E tudo era metodicamente anotado em um caderno de receitas que nos ficou de herança.
Os cachorrinhos
Esses biscoitos que eram chamados carinhosamente de cachorrinhos, devido ao seu formato, levavam ingredientes muito simples, porém ficam muito gostosos e fizeram a alegria da turma na época. E era uma festa quando percebíamos que ela estava sovando a massa na antiga mesa de madeira da cozinha e moldando os biscoitos. Já sabíamos o que nos esperava. Ela pacienciosamente assava várias fornadas e colocava em latas para que pudéssemos aproveitar por vários dias. Era biscoito no café da manhã, de sobremesa, ou no café da tarde e sempre dávamos um jeito de roubar algum fora de hora. Bem, chega de conversa e vamos à receita então?
Ingredientes
- 1/2 litro de leite
- 5 xícaras de açúcar cristal
- 4 colheres de banha ou gordura vegetal
- 1 colher de sopa de sal
- 2 ovos
- 1 pct de fermento MONOPOL, ou similar (fermento em pó químico)
- Farinha suficiente para fazer os biscoitos.
Algumas sugestões e/ou variações: eu atualmente não bebo leite animal, portanto substituo por leite de castanha e fica muito bom. Sugiro também usar ovos de galinhas criadas livres, pois são mais gostosos, nutritivos e preservam o bem estar animal. A receita rende bastante, portanto se quizerem diminuir a quantidade é só cortar os ingredientes pela metade que também dará certo.
Modo de preparo
- Mistute bem (ou bata) o açúcar e a gordura.
- Misture então os ovos, o sal e o fermento. Se necessário coloque um pouquinho de leite.
- Vá acrescentanto o leite e a farinha aos poucos e sovando até que a massa comece a desgrudar da mão. A massa estará no ponto.
4. Separe porções menores e faça rolinhos.
5. Corte o rolinho em pedaços menores.
6. Faça dois cortes em cada pedaço e abra-os para dar o formato.
À seguir , disponha tudo em formas previamente polvilhadas com farinha e leve ao forno. Pois bem, agora vem a “pergunta que vale um milhão”: quanto tempo de forno?
Seria em torno de 40 minutos em temperatura média porém, tudo depende do rendimento do fogão que for usado. Já fiz em diferentes tipos de fogão, e o resultado foi variável. Além disso, depende também da consistência que você quer conseguir. Mais tempo de forno deixa mais escuro e um pouco mais durinho, e menos tempo deixa mais branquinho e mais macio. Portanto, essa é a melhor parte da “brincadeira”, onde você tem de testar e achar a sua melhor fórmula.
Então mãos à obra! Divirta-se e teste essa receita. E não se constranja em deixar a sua opinião ou dúvida nos comentários. Teremos o maior prazer em ler e responder.
Boa sorte, e até a próxima.