Os psicólogos Roger Kreuz e Richard Roberts, autores do livro Becoming Fluent: How Cognitive Science Can Help Adults Learn a Foreign Language (Tornando-se fluente: como a ciência cognitiva pode ajudar adultos a aprender um idioma estrangeiro), enumeram as vantagens de aprender um novo idioma mesmo na fase adulta, e relatam uma descoberta interessante: os adultos não avançam no aprendizado por causa da própria ansiedade. Acabam desmotivados pela cobrança tanto dos amigos já fluentes, bem como do parceiro(a), dos filhos(a), enfim da própria sociedade e terminam por não persistir nos estudos do segundo idioma. Outro fator descoberto é a dificuldade de se criar o hábito diário de estudo. Formar um novo hábito pode levar de dois a oito meses, segundo estudo já realizados.
Como dá para perceber são limitações auto impostas, ou seja, criadas pela sua própria mente à partir de interferências externas (críticas, opiniões, chacotas, etc), mas isso se você aceitar essas interferências. A notícia boa é que dá para superá-las. Veja algumas dicas:
- Em primeiro lugar diga não a tudo isso, você pode!
- Inicie o aprendizado e não se cobre demais pelos resultados. Cada um tem seu próprio ritmo de aprendizado. Não se concentre nas críticas negativas. Concentre-se no aprendizado e não se compare com os outros. Compare-se consigo mesmo. Comemore a cada pequena coisa nova que conseguir assimilar. Comprometa-se a aprender uma coisa nova a cada dia. E a cada dia veja que você está melhor do que ontem (um dia de cada vez).
- Opte por assistir filmes legendados e preste bastante atenção ao diálogo em inglês, comparando com a legenda. No início pode parecer difícil, mas com o tempo você melhora a sua atenção, e certas expressões vão se repetir muitas vezes e então você começa a assimilar. Para não se confundir no enredo do filme, veja um que você já assistiu e já sabe o enredo, e sua atenção se focará mais no diálogo.
- Sabe aquelas músicas que você tanto gosta? Veja a tradução no google e à partir daí escute-as com atenção na letra e na tradução.
- Leia artigos em inglês, e procure fazer a tradução frase à frase. Tenha paciência e repita muitas vezes esse processo, torne isso um divertimento.
- Se tiver um parente, familiar, ou amigo que já seja fluente, tente se comunicar em inglês sempre que possível.
Eu posso citar o meu caso, e afirmar que é possível aprender coisas novas mesmo com idade avançada. Acalentava um sonho antigo de ser músico e subir aos palcos. Comecei a aprender a tocar guitarra aos 45 anos. No início foi difícil, sofri críticas de “amigos” que achavam aquilo sem sentido. Persisti, e hoje 67 sou guitarrista e vocalista, faço shows regulares e com bastante aceitação. Melhorei muito meu inglês também, pois as músicas que canto são nessa língua e para melhor interpretá-las sempre busco a tradução. Isso me trouxe uma grande evolução.
Existem também cursos de inglês online, que você pode fazer no conforto de sua casa, estudando na hora em que quiser, e quanto tempo quiser por dia. E essa é uma outra dica. Não precisa estudar muito tempo, para não ficar cansativo. Basta ser regular. Se for meia hora, procure manter uma regularidade, fazendo isso todos os dias ou algumas vezes na semana, mas mantenha a regularidade, e os resultados virão.
Compare isso com musculação. Você começa na academia levantando uns parcos quilos e depois de alguns meses você até se surpreende com sua capacidade física.
O cérebro possui uma capacidade que se denomina neuroplasticidade, ou seja, a capacidade de fazer novas conexões neurais e encontrar novos caminhos para se desenvolver. Mas isso só acontece com o uso e persistência. Existem casos comprovados de pessoas que sofreram dano em alguma parte do cérebro por acidentes e depois de um tempo, outra parte do cérebro assumiu as tarefas da parte faltante. O cérebro é uma máquina maravilhosa, mas precisa ser terinado e instigado. E essa é a grande vantagem de sempre aprender coisas novas, o cérebro se renova e você retarda e até evita doenças neurológicas da idade. Assim como você tem de manter seus músculos em movimento, isso vale para o seu cérebro também.
E uma ótima oportunidade para o seu desenvolvimento pessoal é aprender novas línguas, e de quebra isso vai levá-lo a uma melhor valorização profissional, se ainda estiver ativo no mercado. Quem conhece uma segunda língua tem sempre melhores oportunidades no mercado de trabalho.
DIFICULDADE EM APRENDER NOVOS IDIOMAS E A DOMINAR O INGLÊS E AMPLIAR SUA RENDA!
DIFICULDADE EM APRENDER NOVOS IDIOMAS E A DOMINAR O INGLÊS E AMPLIAR SUA RENDA!
Inglês não precisa ser difícil, mesmo para você que já tentou ou acha que não está mais na idade para aprender um novo idioma, a metodologia do 30UP English é para você!
É fato que muitos artigos já publicaram sobre os benefícios de aprender inglês ou qualquer outro idioma na fase da infância e/ou adolescência. O que poucos sabem é que em todas as fases da vida é possível assimilar e ficar fluente em uma língua, pois em cada momento há vantagens e desvantagens no processo de aprendizado. O cérebro é uma órgão “elástico” que opera de acordo com as experiências e períodos da vida do ser humano. Logo, as crianças e os jovens não têm vantagens a mais no momento de aprender o inglês. O que eles têm são vantagens diferentes dos adultos e vice-versa.
O curso é ministrado pela Prof. Rose Pinheiro, Mestre em ESL – Ensino de Inglês como Segunda Língua pela Western Connecticut State University
Ela é a fundadora do Método 30UP, onde reuniu mais de 20 anos de experiência lecionando inglês para adultos. Assim ela criou essa metodologia que vai levar você a aprender inglês de uma forma simples e sem te causar traumas.
Interessado? Entre lá e confira os depoimentos de pessoas que mudaram sua vidas. Entre aqui: 30UP English.