Colocação de energia solar, ou também chamada de fotovoltaica, não tem mistério. Contudo, a instalação das placas solares deve ser feita por um profissional capacitado. Você mesmo pode se tornar um, e inclusive fazer disso uma ótima fonte de renda, fazendo um bom curso de projeto e instalação de placas solares.
Veja aqui o passo a passo para a instalação de Placa Solares
1- O primeiro passo para a instalação de energia solar é entender a sua conta de energia elétrica, pois é baseado na seu consumo mensal que o profissional calculará a potência do sistema fotovoltaico. Na fatura estão todas as informações necessárias, como consumo mensal do período como também dos últimos meses, e também informações de custo e preço de tarifas, conforme exemplo á seguir.
Entenda a conta
Cada empresa apresenta um desenho particular de conta, portanto o modelo abaixo é apenas ilustrativo. Contudo elas sempre contém todos os dados necessários.
Portanto, você pode fazer uma média dos consumo dos últimos meses.
Simule as suas necessidades
2- Definida a média de consumo procure um programa Simulador de Energia Solar. Existem na internet vários sites que oferecem simulador grátis para o seu sistema. Basta preencher os dados necessários e ter uma simulação das suas necessidades. Entretanto, se você não conhece nenhum, basta digitar no Google “simulador de energia solar” e aparecerão várias opções.
Partindo para o projeto
3-Definidas enfim as necessidades técnicas para a sua instalação, agora é partir para o projeto de seu sistema, o que deve ser feito por um profissional competente da área, que claro, poderá ser você mesmo. O projeto deverá conter todos os quesitos necessários para o sistema como, suporte para os módulos, capacidade dos módulos, inversor, acessórios, cabos , disjuntores, etc.
4- Nessa próxima fase, o projeto deverá ser apresentado à concessionária de energia local para aprovação.
Projeto Aprovado? Mãos na massa!
5- Projeto aprovado? Parta agora para a encomenda e compra dos materiais necessários nos fornecedores. Tais como placas solares, inversor (o sistema, para ser conectado na rede de energia necessita de um equipamento chama INVERSOR), e demais equipamentos conforme necessidade local. Um Kit de energia solar é uma composição de painéis solares, string box, cabos, conectores, inversor e estruturas de fixação, que juntos vão gerar energia solar para alimentar a sua empresa ou residência.
6- Com os materiais em mãos, é iniciar a instalação conforme o projeto.
Os passos finais para começar a economizar
7- Tudo pronto? Bem agora é necessário homologar a instalação na concessionária para fazer a conexão à rede de energia.
Afinal, porque a necessidade do tal de INVERSOR? Por que o excedente da geração fotovoltaica que não for consumido por você, voltará para a rede coletiva e gerará créditos na sua conta de energia.
Seja Um Profissional! Não perca mais tempo!!!
Então, que tal fazer um Curso de Instalação de Placas Solares, ser um profissional, e afinal montar a sua empresa e ter uma ótima renda?
Caso queira conhecer melhor um ótimo curso, que lhe guiará passo a passo no aprendizado da profissão e ainda lhe dará apoio técnico para liberação e de seus projetos clique no link a seguir: INSTALADOR SOLAR DE ALTA PERFORMANCE.
Assista uma aula grátis e decida já!!!
Assista uma aula bônus de como dimensionar um sistema: AULA BÔNUS.